II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NORDESTE DE PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO PENAL
13, 14 e 15 de setembro de 2018Fortaleza - Ceará, Hotel Praia Centro

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA JURÍDICA-ABPJ

A ABPJ é uma associação sem fins lucrativos, filiada ao Conselho Federal de Psicologia e devidamente registrada nos órgãos federais competentes, sob o CNPJ: 22.083.247/0001-51. O principal objetivo da ABPJ é divulgar conhecimento e pesquisas na área da Psicologia Jurídica, evidenciando a junção da Psicologia e do Direito, no estudo e combate à violência e criminalidade.

A ABPJ realiza grandes eventos, sendo os mais recentes: o I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, em abril de 2015, em João Pessoa-PB, com 1.200 participantes; o I Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal, em novembro de 2016, em Salvador-Bahia, com 1.300 participantes e o II Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, em julho de 2017, em Belém-Pará, com 760 participantes. Além dos congressos a ABPJ promove cursos de capacitação, nas áreas da Psicologia Jurídica e do Direito Penal. Por exemplo: o curso SIMCRIM III, realizado em 2015, em parceria com Fóruns Criminais, em Natal-RN, Campina Grande-PB e Belém-PA; SIMCRIM IV, em 2016, em parceria com universidades públicas e privadas, em Salvador-BA, Campina Grande-PB e Teresina-PI e o SIMCRIM V, em 2017, em parcerias com universidades públicas e privadas, em Salvador-BA, Recife-PE, São Luis-MA e Manaus-AM, sendo esses cursos em diversas áreas de estudo como: Psicopatologia Forense, Neuropsicologia Forense, Avaliação Psicológica Forense, Criminal Profiling e Psicologia Investigativa, etc.

A Psicologia Jurídica, como campo de conhecimento e de pesquisa, de fato, já existia no Brasil antes mesmo da regulamentação da profissão de Psicólogo. No entanto, foi apenas na década de 1990 que se iniciou um movimento no sentido de organizar os psicólogos em uma associação nacional. Nesta época, outros países da América Latina também vinham em uma crescente mobilização para a criação da Associação Ibero-Americana de Psicologia Jurídica (AIPJ) na Argentina. O que foi determinante para a organização da Psicologia Jurídica no Brasil.

E a história da ABPJ seguiu assim:

1992

Psicólogos do Sistema Penitenciário de São Paulo passaram a organizar-se e integrar aqueles profissionais que trabalhavam nas Varas de Família e da Infância e Juventude.

1994

Profissionais que atuavam na área da Psicologia Jurídica participaram da IV Conferência Européia de Psicologia e Lei, em Barcelona, trazendo informações de como este campo estava organizado na Europa.

1995

Um grupo de psicólogos brasileiros participou do I Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica ocorrido no Chile. Fátima França, Rosalice Lopes e Dayse Bernardi participaram deste evento já com a intenção de sediar este tipo de Congresso em nosso país. E, chegando ao Brasil, organizaram uma Comissão para preparar o III Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica, comissão composta por: Margarida Calligaris Mamede, Cláudia Anaf, Dayse Bernardi, Rosalice Lopes, Fátima França, Fernanda Lou Sans Magano e Magda Melão.

1996 e 1997

Foram realizados encontros nacionais de Psicologia Jurídica em São Paulo e Rio Grande do Sul e outros eventos em Minas Gerais e Bahia. Após isso alguns psicólogos brasileiros participaram do II Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica em Cuba, garantindo a vinda do congresso seguinte para o Brasil. Em uma das reuniões da comissão, para realizar o congresso no Brasil, o psicólogo baiano Domingos Barreto propôs a criação da ABPJ. E foram convidados psicólogos jurídicos que se destacavam na área para ocuparem cargos na diretoria executiva da entidade, como Dayse Bernardi, Anna Christina Pacheco, Sônia Rovinski, Leila Maria Torraca, Helena Ribeiro e Maria Teresa Gonzaga.

1998

Deu-se o ingresso da ABPJ no Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira.

1999

A ABPJ realizou, em conjunto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o III Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica.

Após este evento nacional a ABPJ não conseguiu retomar sua organização administrativa, através de novas diretorias executivas representativas.

2008

Foi retomada a necessidade do debate em Psicologia Jurídica e da reorganização da ABPJ. Criando-se um grupo para mobilizar a categoria, formado pelos psicólogos: Álvaro Junior, Fátima França, Luis Fernando Galvão, OdilzaLines, Rodrigo Oliveira, Rosalice Lopes, Sônia Rovinski e Valdirene Daufemback.

2009

Realizou-se em Porto Alegre o I Simpósio Sulbrasileiro de Psicologia Jurídica, onde foi eleita nova diretoria executiva da ABPJ para a gestão 2009-2011, com a seguinte composição: Presidente: Roberto Cruz; Diretora Científica: Sônia Rovinski; Secretária: Vivian Lago; Tesouraria: Fernanda Muller.

2011

Na gestão 2009-2011, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Psicologia Jurídica, com a participação de 600 pessoas. E nesta ocasião foi eleita nova diretoria executiva da ABPJ, para o mandato de 2011-2013, composta por: Presidente: Aline Lobato; Vice-Presidente: Marília Lobão; Diretor-Científico: Valdiney Gouveia; Secretária: Kallila Barbosa; Tesoureira: Carmen Gaudêncio.

2013

Foi percebido pela presidente, Aline Lobato, da gestão eleita para o mandato 2011-2013, a necessidade de registrar a ABPJ no Cadastro de Pessoa Jurídica-CNPJ e nos demais órgãos federais competentes para que a associação existisse de fato. Isso causou alguns desentendimentos, permanecendo na gestão somente Aline Lobato e Carmen Gaudêncio, ficando as duas professoras empenhadas em registrar a ABPJ e realizar o próximo congresso da ABPJ.

2015

A ABPJ foi fundada de fato, com o empenho das professoras Aline Lobato e Carmen Gaudêncio, realizando assembleia e votação de nova gestão da diretoria executiva e Estatuto da entidade, ficando a diretoria executiva assim formada por: Presidente: Aline Lobato; Vice-Presidente: Carmen Gaudêncio; Diretor Científico: Fernando de Jesus Souza; Diretor Administrativo: Rui Mateus; Diretor Financeiro: Rodrigo Mello. Dessa forma, sendo a ABPJ registrada no CNPJ e nos órgãos federais competentes. Logo depois foi realizado o I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, em João Pessoa, com 1.200 participantes, o maior evento realizado pela diretoria executiva da ABPJ até então. Neste congresso foi eleita nova gestão da ABPJ para 2015-2017, formada por: Presidente: Altiere Ponciano; Vice-Presidente: Lívia Sacramento; Diretor Científico: Fernando de Jesus Souza; Diretor Administrativo: Rui Mateus; Diretor Financeiro: Leonardo Faria.

2016

Foi realizado, pelo Diretório Nordeste da ABPJ, que tinha como presidente: Aline Lobato e Vice-Presidente: Carmen Gaudêncio, o I Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal, com 1.300 participantes, até então o maior congresso realizado pela ABPJ desde sua criação.

2017

Foi realizado o II Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, em Belém-Pará, com 780 participantes, e eleita nova diretoria executiva: Presidente: João Alchieri; Vice-Presidente: Rui Mateus; Diretor Científico: Carmen Gaudêncio; Diretor Administrativo: Elquissana Quirino; Diretor Financeiro: Leonardo Faria.

2018

A ser realizado, em Setembro de 2018, pela Diretoria Nordeste da ABPJ, que tem como presidente: Aline Lobato e Vice-Presidente: Ana Kalline Soares, este II Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal em Fortaleza-Ceará.