II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NORDESTE DE PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO PENAL
13, 14 e 15 de setembro de 2018Fortaleza - Ceará, Hotel Praia Centro

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Todos os trabalhos devem ser inscritos eletronicamente utilizando o sistema on-line disponível no site do congresso (www.congresso-fortaleza-abpj.com.br).

Para a submissão do trabalho, é imprescindível que pelo menos um dos autores esteja previamente inscrito no evento. Não se verificando o pagamento da inscrição no evento, o trabalho não será aceito para avaliação.

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos.

Serão submetidos apenas os resumos dos trabalhos e não o trabalho completo.

Os resumos devem conter 3 palavras-chaves e estas serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas mesas de apresentação.

No momento de submissão dos trabalhos deverá ser escolhida a categoria de apresentação, entre dois tipos de sessões: a) Pôster – este tipo de apresentação se destina geralmente aos trabalhos com resultados parciais. O pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado, para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema; b) Oral – neste tipo de apresentação os trabalhos são apresentados oralmente, por 20 minutos, em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos a ser designado pela Organização Geral do congresso.

Trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos provavelmente não serão aceitos para a modalidade oral, somente para a modalidade pôster, e mesmo assim com resguardo. Salvo em casos de trabalhos em andamento relacionados à minicomunicações ou investigações incomuns, exuberantes.

Um dos autores deverá se cadastrar no site do congresso com e-mail válido e preencher os formulários de inscrição no evento e o formulário de submissão de trabalho.

A identificação de autoria ou instituição de origem deve constar nas palavras do título do resumo enviado, mas os avaliadores receberão os trabalhos sem acesso as fichas de inscrição dos mesmos, para que os trabalhos sejam avaliados sem possibilidade de identificação de autoria e instituição de origem.

É necessário o preenchimento e envio conjunto do formulário de submissão de trabalhos, pois com ele será possível desidentificar os resumos para avaliação.

A língua oficial do evento é o Português em sua forma culta. Porém, também serão aceitos trabalhos escritos na língua Inglesa quando o autor-apresentador for estrangeiro. Havendo mais de um texto em língua estrangeira, os mesmos serão agrupados em sessão específica, ressaltando que não haverá tradução simultânea nesta sessão. Erros ortográficos ou de digitação, em ambas as línguas, serão levados em consideração no processo de avaliação.

Os certificados de apresentação de trabalhos serão enviados ao e-mail do autor e este deve enviar aos co-autores.

A ABPJ não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.

A comissão organizadora de forma nenhuma irá contribuir com passagens e diárias aos autores de trabalhos aprovados, também não haverá isenção da inscrição e não será oferecido desconto retroativo aos autores de trabalhos aprovados.

A ABPJ não publicará a avaliação dos resumos ou nota individual para trabalho aprovado ou reprovado. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do congresso em uma lista intitulada Lista dos Trabalhos Aprovados.

Considerando que os avaliadores dos trabalhos são cientistas de alto nível selecionados pelos organizadores do congresso segundo sua expertise na área e no tema do evento, a ABPJ arroga-se o direito de não divulgar o nome dos avaliadores e também não responderá, por e-mail e/ou por telefone, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido.

Sob hipótese alguma serão remanejados os horários determinados para apresentação dos trabalhos.

Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao congresso serão enviadas para ele.

Somente serão avaliados os trabalhos que estejam adequados às normas do congresso.

 

1.1 - CATEGORIAS DOS TRABALHOS

a) Minicomunicações
Relato inédito de um ou mais casos com justificada razão para exposição, como apresentações clínicas incomuns e descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem científica e/ou terapêutica.

b) Investigação
Trabalho original e inédito abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes, diagnósticos e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como pesquisa básica.

c) Dissertação/Tese
Trabalho original inédito produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendida ou concluída.

 

1.2 - ÁREAS DE CONHECIMENTO

Os conteúdos de cada trabalho serão distribuídos dentre as principais áreas temáticas do congresso (Psicologia Forense, Psicologia Criminal, Psicologia Penitenciária, Psicologia Investigativa, Direito Penal e Áreas Relacionadas) e cada área terá uma equipe avaliadora. O critério para a definição das áreas temáticas e seus referidos temas foi baseado em assuntos relevantes da Psicologia Jurídica e ao Direito Penal recorrentes em bibliografias e eventos. Quando do preenchimento do formulário inscrição e submissão de trabalho deve ser escolhida a área temática, observe o respectivo tema que mais se relaciona com a natureza do trabalho. As áreas temáticas e seus temas são:

ÁREAS TEMÁTICAS

TEMAS

Psicologia Investigativa

  • Investigacao Criminal e Criminal Profiling
  • Tipos de Crimes
  • Perfil dos Criminosos
  • Análise da Cena do Crime
  • Crimes e Obtencão de Evidências
  • Sequestro e Técnicas de Negociação
  • Entrevistas, Testemunho e Interrogatório: Vitimas, Testemunhas e Suspeitos
  • Tomada de Decisão e Fatores de Influência: Juizes, Jurados e Polícia

Psicologia Forense

  • Perícia Psicológica Forense
  • Laudos e Pareceres Judiciais
  • Direitos da Criança e do Adolescente
  • Adoção e Guarda de Menores
  • Alienação Parental
  • Dano Psíquico
  • Psicologia Judiciária e Legislação
  • Inimputabilidade Penal e Psicologia

Psicologia Criminal

  • Comportamento Criminal: Escalas e Medidas
  • Vitimologia
  • Violência Sexual: Crime Sexual - Abuso Sexual
  • Violência Contra a Mulher e Violência Doméstica
  • Violência Contra Crianças e Adolescentes
  • Delinquência Juvenil e Menor Infrator
  • Toxicomania e Drogadição
  • Psicopatologia Forense e Personalidade Criminosa

Psicologia Penitenciária

  • Crime, Sociedade e Reintegração Social
  • Encarceramento e Prisão: Penas Privativas de Liberdade
  • Prisionização e Seus Efeitos
  • Pena e Prestação de Servico à Comunidade
  • Cárcere e Tratamento Penal
  • Alternativas ao Encarceramento
  • Avaliações Técnicas dos Encarcerados: Exame Criminológico e Exame de Personalidade
  • Encarceramento, Politicas Públicas e Projetos Sociais

Áreas Relacionadas

  • Direito
  • Psicologia
  • Criminologia
  • Psiquiatria Forense
  • Sociologia Forense
  • Criminalística
  • Ciências Criminais e Forenses

Outros Temas

Se nenhum dos temas acima, por favor, quando do preenchimento do farmulário de submissão de trabalhos, escolher "outros temas" e especificar qual tema.

 

1.3 – FORMATAÇÃO DO RESUMO

Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre o título e o órgão de fomento (caso tenha). O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente, deve constar informações institucionais e de autoria mas, estas informações serão retiradas do resumo quando do envio aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação, sendo imprescindível que essas informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição e submissão de trabalho.

Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e sem espaçamentos adicionais entre parágrafos. NÃO poderá conter figuras, tabelas, etc. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas.

Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título “Referências Bibliográficas” em caixa alta e negrito, com as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética e digitadas de acordo com a norma APA.

O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os seguintes dizeres: II Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal, com fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo,do título do congresso, os dizeres: 13, 14 e 15 de Setembro de 2018 - Fortaleza, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico.

NÃO será aceita a inserção de figuras e tabelas nos resumos.

Os resumos NÃO devem conter abreviaturas não uniformizadas na literatura.

Todos os resumos são limitados ao número máximo de 2 (duas) páginas, as quais devem ser inumeradas, no fim de cada página à direita.

Resumos em formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros.

O processador deve ser o WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos avaliadores e levar à recusa do trabalho. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

O resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema, o objetivo geral e os objetivos específicos, justificativa); Metodologia (métodos de investigação utilizados no estudo, material/casuística, estatística); Resultados (quais os achados mais relevantes); Conclusões (deve confrontar os resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo). Não colocando especificamente no texto as palavras: Introdução (ou objetivo geral, objetivos específicos, justificativa), Metodologia, Resultados e Conclusão.

 

1.4 – PATROCÍNIOS E APOIO CIENTÍFICO E/OU FINANCEIRO

Em trabalhos com patrocínios, apoio científico e/ou financeiro, é recomendado fazer menções no resumo, por exemplo: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”, “Este trabalho recebeu apoio da CAPES.”, etc. As menções, caso tenha, devem ser feitas em frase curta e colocada uma linha abaixo do título e data/local do congresso, com fonte Times New Roman, tamanho 10, ajustado à direita, itálico, espaçamento simples entre linhas.

Deve ser declarado qualquer espécie de patrocínio e apoio.

É vedada, aos participantes do evento e autores de trabalhos, divulgação ou distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras.

 

1.5 – INSTITUIÇÃO

Informar, no Formulário de Inscrição e Submissão de Trabalho, o nome da(s) instituição(s) envolvidas no trabalho, sua(s) sigla(s), respectivas cidades, estados e país (ex. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-Campina Grande-Paraíba-Brasil)

 

1.6 – AUTORES E APRESENTADOR

O autor cadastrado deve informar o número total de autores: no máximo um autor principal/apresentador e até quatro co-autores.

É necessário, no formulário, preencher o nome completo dos autores, definir o autor principal/apresentador, a ordem dos co-autores e relacionar a instituição a que cada um pertence na época da elaboração do trabalho.

Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 5 (cinco) trabalhos; 2 (dois) como autor e 3 (três) como co-autor. Para a realização deste controle é solicitado no formulário de submissão de trabalhos o número do CPF do autor/apresentador do trabalho. A falta desta informação impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de limitação de autores, porém é solicitado o número do passaporte.

Deverá ser utilizado um formulário eletrônico para cada trabalho submetido.

 

1.7 – FINALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO

Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados mesmo que submetidos.

ALERTA AOS AUTORES: não serão aceitos trabalhos idênticos, duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico.

Após o encerramento da submissão de trabalho não será mais possível enviar/substituir o arquivo. A partir desta data, só serão aceitas correções na grafia dos nomes ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional.

No entanto, submissão de resumos de última hora podem ficar sujeitas à congestionamentos e, neste caso, os erros podem não ser corrigidos. Sob nenhuma condição será aceita a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de trabalhos. Portanto, novamente, certifique-se de que todo o processo de envio do resumo seja feito corretamente, com o devido autor e os devidos co-autores.

 

2 – PROCESSO DE JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

IMPORTANTE: após a avaliação dos resumos, o autor responsável pela inscrição do resumo será notificado, pelo e-mail cadastrado, da aprovação de seu trabalho para apresentação de PÔSTER ou para APRESENTAÇÃO ORAL. Os trabalhos aprovados também serão divulgados no site do congresso na Lista de Trabalhos Aprovados, em até 30 dias após a finalização da submissão de trabalhos.

IMPORTANTE: caso o autor do trabalho não tenha sido comunicado por e-mail sobre a aprovação, em até 30 dias após a finalização da submissão, este deverá entrar em contato imediato com a organização do evento através do e-mail do congresso.

A Comissão de Trabalhos Científicos verificará se o trabalho respeita as normas estabelecidas e, se sim, o enviará aos avaliadores, os quais avaliarão de forma anônima e cega, sem poder identificar os autores e suas respectivas instituições, e de acordo com um formulário de critérios e notas padronizados, levando em consideração critérios relacionados à originalidade, apresentação, metodologia e contribuição científica/social.

O trabalho será avaliado por 2 (dois) avaliadores e a nota final do trabalho resultará da média das notas desses dois avaliadores.

IMPORTANTE: os autores devem estar cientes de que não caberá recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido, em qualquer modalidade, no II Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal.

 

3 – PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos apresentados serão publicados futuramente nos Anais do Congresso em formato eletrônico, a serem disponibilizados no site oficial da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. No entanto, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso.

Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Organizadora e serão inseridos nos Anais, eletronicamente, da forma como forem submetidos, sem revisão editorial e gráfica.

Assim, a correta redação, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Não serão aceitos pedidos de modificações em título, autoria e texto após publicação.

É importante que na submissão o autor verifique se o documento contendo o texto está abrindo corretamente e deve ser dedicado cuidado precioso com o processo de envio.

 

4 – INFORMAÇÕES GERAIS

O sistema eletrônico para inscrição e envio de trabalhos científicos estará disponível no site oficial do congresso: www.congresso-fortaleza-abpj.com.br

Data limite para envio de trabalhos é até às 23:00horas do dia 15de Julho de 2018.

Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulários eletrônicos podem ser dirigidos ao e-mail do congresso.

As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as opiniões da ABPJ ou da Comissão Científica do II Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal.

Será disponibilizado no link abaixo um MODELO para elaboração do resumo, onde constam dados e logo do Congresso. Todos devem utilizar este modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação eletrônica dos arquivos nos Anais.

 

5 – MODELOS DE TRABALHOS

Modelo para Trabalho-Resumo nas modalidades Oral e Poster

Modelo para apresentação do Trabalho na modalidade Poster

 

6 - REGRAS PARA AS APRESENTAÇÕES

Regras para Apresentação Oral

Regras para Apresentação Poster